quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O CAFÉ ÁRABE, SÍMBOLO DE GENEROSIDADE.

Emiratos Árabes Unidos, Arabia Saudita, Omán, Qatar.
Inscrito em 2015 (10.com) na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Servir um café árabe é uma questão importante da hospitalidade nas sociedades árabes e considera-se um ato ritual de generosidade. O café se prepara tradicionalmente na presença dos convidados. Os preparativos começam com a seleção dos grãos, que se torram ligeiramente numa sartem plana antes de tritura-los num morteiro de cobre com um macete do mesmo metal. Depois põem-se os grãos assim moídos numa cafeteira grande- também de cobre- que se enche de água e se coloca no fogo. Quando a infusão está pronta se coloca numa cafeteira de dimensões mais reduzidas y serve-se aos convidados em xícaras pequenas. A primeira pessoa a ser servida é o convidado mais importante, ou o mais velho. As xícaras dos convidados só se enchem até um quarto da sua capacidade, e assim pode-se voltar a servir o café varias vezes mais.




O costume exige que cada convidado beba pelo menos uma xícara, mas não mais de três. O café árabe é preparado por homens e mulheres de toda condição social, especialmente dentro do lar de todas as famílias. Considera-se que os principais depositários desta prática cultural são: os xeques e chefes tribais que servem o café no local onde se reúnem, os homens e mulheres de mais velhos da comunidade beduína e os proprietários de negócios de café. A transmissão do conhecimento e tradições vinculados ao café árabe efetua-se no seio das famílias, mediante a observação e a prática.
Os jovens acompanham aos mais velhos das suas famílias ao mercado para aprender a selecionar os melhores grãos.

Este vídeo nos mostra como é a tradição milenar do preparo do café e é divulgado na página da UNESCO.

A tradução para o português foi realizada  nos estúdios da RWY10 especialmente para á Escola Internacional de Leitura da Borra de Café Zulma Ayslaam.

Nosso agradecimento a Julio Cesar Camerini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário